segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Beavis and Butthead

Após 14 anos, Beavis e Butthead voltaram à programação da MTV. A nova versão da série, agora chamada "Mike Judge's Beavis and Butthead", dividiu a mídia norte-americana. Ken Tucker saudou a volta no site da revista Entertainment Weekly "Eles provavelmente são os melhores críticos de TV de todos os tempos", escreveu.

No episódio da volta, os dois, influenciados pela saga "Crepúsculo", saem às ruas a procura de um morto-vivo. Eles confundem um morador de rua com um lobisomem e pedem que ele os morda, para que eles tenham sucesso com as garotas. Eles, no entanto, acabam apenas com hepatite. Em outra esquete, Butthead desafia Beavis a chorar. O final do episódio mostra os dois, 80 anos depois, ainda na mesma situação.

Visualmente a série não evoluiu, mantendo o mesmo traço simples que a consagrou. Beavis e Butt-Head sofá rasgado, o que, segundo Jon Caramanica, do New York Times, é um indicativo da preguiça dos personagens. Ver clipes nos dias de hoje significa entrar na internet. Como os dois nunca mudaram de canal, agora assistem a 'Jersey Shore' e '16 and Pregnant' (reality shows da MTV).

Os comentários ácidos sobre os programas continuam intactos. "Este programa seria mais interessante se mostrasse como as meninas engravidaram", comentam sobre "16 and Pregnant". Para Caramanica, a volta de Beavis e Butthead pode significar que a MTV percebeu que sua era de reality shows está no fim. "A nova versão do desenho permite que os astros da casa sejam criticados e não apenas reverenciados", disse.


Caramanica, no entanto, classificou as novas piadas como fracas e desinteressantes. "O segredo da série é que eles eram desajustados em um mundo de desajustados, mas da mesma geração", disse. Já Tucker, da Entertainment Weekly, reverencia a auto-ironia como um trunfo da série. "Eles sabem que estão desperdiçando tempo vendo TV." Ambos os críticos concordam que a volta de Beavis e Butthead significa que a letargia adolescente é algo que permanece através dos anos.
Beavis e Butthead foi ao ar de 1993 a 1997. Com seu traço simples, a série retratava o cotidiano de uma dupla de adolescentes de uma pequena cidade americana que, sem muito o que fazer, passavam o dia assistindo TV, ouvindo música e reclamando da vida. Em 1996 a série ganhou uma versão no cinema, "Beavis and Butthead Conquistam a América".


Nenhum comentário:

Arte é...