quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sherek

Shrek é um filme estadunidense de 2001, do gênero animação computadorizada, dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson e estrelando as vozes de Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow. O filme foi produzido pela DreamWorks Animation, baseado no conto de fada Shrek! de William Steig. Shrek foi o primeiro filme a ganhar o Oscar de melhor filme de animação, uma categoria introduzida em 2001.

Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano, em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para floresta. Shrek fica muito irritado e oferece um acordo com Lord Farquaad: ele iria buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona (que na vida real, é conhecida como Faraela Mártuceli Caitanu), que vivia adormecida, aprisionada num castelo guardada por um dragão, e Farquaad tiraria todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego de seu pântano.

Shrek parte em sua missão, acompanhado por um burro falante, que se une a ele por gratidão, pois Shrek teria salvo a sua vida. Os dois conseguem libertar a princesa mas, no caminho de volta a Duloc, quando os dois começam a se conhecer melhor, acabam por se apaixonarem um pelo outro, e Shrek tenta impedi-la de se casar com Lord Farquaad. No final da disputa entre os dois, Shrek vence, se casa com a princesa.

Voz dos personagens
Personagem Original Dublador Brasileiro Dublador Português
Shrek Mike Myers Bussunda José Jorge Duarte
Burro Eddie Murphy Mário Jorge de Andrade Rui Paulo
Princesa Fiona Cameron Diaz Fernanda Crispim Cláudia Cadima
Homem-Biscoito Conrad Vernon Marcelo Coutinho Carlos Macedo
Lobo Mau Aron Warner Luiz Carlos Persy Carlos Freixo
Lorde Farquaad John Lithgow Claudio Galvan
Le Hood / Robin dos Bosques Aron Warner Guilherme Briggs
Pinóquio Cody Cameron Manolo Rey Paulo Oom
Os 3 Porquinhos Cody Cameron Carlos Macedo, Carlos Freixo e André Maia

O filme teve grande destaque por ter um humor inovador e se utilizar de paródias com artistas famosos e clássicos de contos de fadas. Esta é uma pequena lista de algumas paródias que podem ser identificadas no filme:
No quarto de Farquaad, atrás de sua cama, existem alguns quadros com a imagem do personagem. Um deles mostra Farquaad saindo do oceano, numa paródia do quadro de Botticelli O Nascimento de Vênus.
A cena em que Fiona, acidentalmente, mata um passáro, ao cantar em um tom extramamente alto, é uma paródia do clássico da Disney A Branca de Neve.
Na cena em que Fiona luta com Robin Hood (em Portugal Robin dos Bosques), em alguns golpes, ela salta e fica parada no ar, com a imagem congelada. A câmera se movimenta ao redor dela, mostrando a imagem em todos os ângulos, numa clara refêrencia ao filme Matrix. Além disso ela usa golpes semelhantes aos do filme As Panteras (em Portugal Os Anjos de Charlie), no qual Cameron Diaz, que dá voz a Fiona na versão original de Shrek, era uma das atrizes.
O castelo de Duloc é uma paródia a Disneylândia.
No final do filme, o homem-biscoito aparece apoiado numa muleta, e diz: "Deus abençoe a todos". Isso é uma paródia de um trecho do livro de Charles Dickens, Um Conto De Natal.
O filme ainda faz referência a diversos contos de fadas e clássicos, como Os Três Porquinhos, Robin Hood, Pinóquio, entre outros...
No segundo filme, em que Shrek acidentalmente em vez de beijar Fiona, beija A Pequena Sereia é uma paródia do filme A Um Passo da Eternidade.

Trilha sonora
"Stay Home" - Self
"Best Years of Our Lives" - Baha Men
"Like Wow!" - Leslie Carter - (créditos finais)
"It Is You (I Have Loved)" - Dana Glover - (créditos finais)
"True Love's First Kiss" - John Powell
"All Star" - Smash Mouth - (créditos iniciais)
"Bad Reputation " - Joan Jett
"I'm on My Way" - The Proclaimers
"My Beloved Monster" - Eels
"You Belong to Me" - Jason Wade
"Hallelujah" - Rufus Wainwright (Apesar do cover de Wainwright da canção de Leonard Cohen está na trilha sonora álbum, a versão que aparece no filme é de John Cale.)
"I'm a Believer" - Smash Mouth
"I'm a Believer (reprise)" - Eddie Murphy - (créditos finais)
Estas músicas fazem parte do filme, mas não estão na trilha sonora.
"Meditation" - Antonio Carlos Jobim
"On the Road Again" - Eddie Murphy
"Friends" - Eddie Murphy
"Escape" (The Piña Colada Song) - Rupert Holmes
"Happy together" - (the turtles)

Filmes
Shrek 2 - Sequência do primeiro filme, foi lançado mundialmente em 19mai2004. Famoso por bater rapidamente o recorde de bilheteria do filme da Disney Procurando Nemo.
Shrek the Third - A Terceira aventura de Shrek foi anunciada em Jun2004, e foi lançada no dia 18mai2007.
Shrek Forever After - O quarto filme da série foi lançado em 05jul2010, e a receita foi US$708,694,064.
Shrek Forever After foi confirmado como o útimo filme da franquia
Especiais
Shrek 4-D – Um filme curta-metragem de 15 minutos sobre quando Shrek e Fiona encontraram na sua lua de mel com o fantasma de Farquaad. O filme é atração do parque da Universal em Walt Disney World, e depois foi lançado em uma edição especial em DVD (comercializado no Brasil com o nome Shrek 3D, junto com óculos 3D).
Shrek the Halls – Um filme curta-metragem sobre o natal de Shrek, Fiona e cia. Lançado em 24dez2007.
Gato de Botas: A História de um matador de ogros – Filme curta-metragem que será lançado com o Gato de Botas como protagonista.
O Susto de Shrek – Um Filme curta-metragem sobre o halloween de Shrek,Fiona e cia.Lançado em 31out2010.
O Natal Sherektacular do Burro - Um Filme Curta-metragem de 30 minutos, sobre o natal do burro e seus amigos , Lançado em Dezembro de 2010

Shrek apresentou diversas novidades no estilo de filmes em animação. Particurlamente depois do filme Shrek 2, os filmes de animação começaram a incorporar mais referências da cultura pop além de acrescentar finais musicais nos fimes, filmes como A Era do Gelo 2, Robôs, entre outros.

Nenhum comentário:

Arte é...