terça-feira, 5 de abril de 2011

Prof. Pardal

Professor Pardal (Gyro Gearloose em inglês) é um personagem de ficção, um galo antropomorfo criado em 1952 por Carl Barks para a Walt Disney Company que surgiu originalmente nos quadrinhos como um amigo de Pato Donald, Tio Patinhas e todos que se associam a eles.

O Professor Pardal é o inventor mais famoso de Patópolis, é um amigo das Escoteiros-Mirins e tem bons sentimentos com todo mundo. Mesmo que suas invenções não funcionem sempre da maneira que se espera, suas intenções são sempre boas. Pardal é ajudado frequentemente por Lampadinha (criado por Barks em 1953), um pequeno andróide com uma lâmpada no lugar da cabeça, que é considerado sua maior invenção (ao lado do "chapéu pensador", um dispositivo em forma de telhado com chaminé habitado por corvos, que o ajuda a ter idéias). Outro assistente freqüente é seu sobrinho Pascoal, um menino-prodígio que encontra soluções criativas em todas as situações (a lanterna que projeta escuridão e o destorcedor de furacões são alguns exemplos). Na escola italiana de quadrinhos Disney, Pardal criou todo o equipamento do Superpato. No Brasil, ele criou os apetrechos do atrapalhado Morcego Vermelho. Em algumas histórias, o maior rival do Professor Pardal é o Professor Gavião, mas os Irmãos Metralha e Maga Patalójika também se destacam como seus antagonistas. No seriado de animação DuckTales, uma de suas invenções dignas de nota foi o traje de Gizmo Pato (Robopato, na 2a temporada de Ducktales), destinado a ser vestido por um agente de segurança da Caixa-Forte de Patinhas.

Sua primeira história foi "Gladstone's Terrible Secret", publicada em maio de 1952, nos Estados Unidos. Esta história foi publicada no Brasil em 1956, na revista "Mickey" 51, com o título "A Sorte Do Gastão". A primeira história produzida no Brasil foi "O Rei Do Ié-Ié-Ié", publicada na revista "Zé Carioca" 869, de 1968 com roteiro e desenhos de Waldyr Igayara de Souza.

Nenhum comentário:

Arte é...