terça-feira, 5 de abril de 2011

Abelardo Pinto - o palhaço Piolin (movie: Tico Tico no Fubá)

Nascido em Ribeirão Preto, 27 de Março de 1897 — São Paulo, 4 de Setembro de 1973, foi um palhaço brasileiro. É considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista.

Abelardo nasceu no Circo Americano, em Ribeirão Preto. Filho de artistas circenses, conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante, é devido à sua estrutura física: magro e de pernas compridas. Manteve por mais de 30 anos, junto com filhos e sobrinhos, no Largo do Paissandu, em São Paulo, o Circo Piolin. Foi considerado "o maior palhaço do mundo".

Projeto: Praça do Piolin - Monumento público para a cidade de Ribeirão Preto/SP em memória do Palhaço Abelardo Pinto, o Piolin, baseado no Livro: "A Trajetória Iluminada do Maior Palhaço Brasileiro" da escritora Jair Yanni. Projeto artístico do artista plástico e arquiteto e urbanista Roberto Bérgamo.
Washington Luis, presidente da república deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores e costumava assisti-lo. O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil. Foi pai da atriz Ana Ariel, falecida em 2004.











Nenhum comentário:

Arte é...