segunda-feira, 15 de agosto de 2011

38ª Salão inter humor de Piracicaba

O humor já está em Piracicaba. "Cidadão" cativo da cidade paulista, o Salão Internacional de humor chega a seu 38º ano com uma importante marca: 4032 trabalhos inscritos, número recorde da história do salão. Ao todo, 948 artistas de 65 países marcaram presença com seus traços nesta edição e foi a primeira vez que o salão aceitou inscrições pela internet para todas as categorias: charge, caricatura, cartum, tiras e vanguarda (categoria para trabalhos que abordem alimentação, tema escolhido pela organização).

Com a "abertura" para a internet, o salto no número de trabalhos inscritos era esperado. "Não é tanta surpresa pra gente esses quatro mil trabalhos. Dobrou em relação ao ano passado, nunca chegamos a essa marca. Com o advento das redes sociais, todo o trabalho de mudança do site, o apoio da mídia, o convênio com a prefeitura, parceria com Intercom, tudo isso contribuiu para que tivéssemos esse volume de trabalhos", avalia Rosângela Camolese, secretária municipal da ação cultural de Piracicaba.

No entanto, Adolpho Queiroz, um dos fundadores e presidente do 38º salão, acredita que essa explosão de inscrições revela uma necessidade de refletir sobre o salão. "A chegada da internet esse ano fez com que o salão tivesse um volume de inscrição nunca imaginado. As redes sociais e os vários movimentos de artistas que temos no mundo nos ajudaram este ano. Tenho impressão de que com a internet muita coisa vai mudar e temos que nos organizar e repensar o salão", analisa.

Além disso, Queiroz destaca o mérito da longevidade do evento. Muitos salões internacionais de humor e iniciativas culturais desse tipo, não conseguem sobreviver por tantos anos. "Acho que o grande mérito do salão e da perenidade é o apoio da prefeitura. É um projeto modesto, quatro pessoas carregam um salão que é enorme. A prefeitura apoia desde o início e isso é bom. É bom porque nos deu essa visibilidade, condições mínimas para fazer o salão, mas nós estamos precisando fazer uma grande discussão com os artistas e organizadores porque o salão precisa de uma reorganização", diz.

Nos últimos dias 6 e 7 de agosto, os mais de quatro mil trabalhos foram analisados pelo júri de seleção do salão. Cerca de 300 já foram escolhidos para compor a exposição do evento. A próxima etapa é realizada pelo júri de premiação. A abertura do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba ocorre no dia 27 de agosto.

Apesar da amplitude do protesto, apoiado por sites e associações de todo o mundo, a destituição de Zetti "só fez crescer o salão", avalia Luiz Antônio Lopes Fagundes, à frente do encontro desde fevereiro.

"No fundo, o trabalho deles na campanha contra o Salão, só ajudou. Os órgãos públicos se empenharam ainda mais. Nós dependemos deles [dos cartunistas], mas eles também dependem da gente, não é um salãozinho qualquer. Eles são como filhos do Salão e seria como se revoltar contra o próprio pai", brincou Fagundes.

"Há males que vêm para o bem. O salão estava acomodado, na mesmice, e conseguimos repaginar todo o evento", afirmou a respeito do desligamento da antiga presidente. "Criamos um site próprio, o domínio era de terceiros; com informação desatualizada. Tivemos que comprar o site", conta.

Segundo Fagundes, a mudança na diretoria do Salão contribuiu para garantir a isonomia dos jurados. "A comissão julgadora, pela primeira vez, não olha o nome do cartunista para julgar. Primeiro avalia, depois vai ver quem era. Ou seja, você faz uma seleção de qualidade, não de amizade", observou.

"Só quem vier ao Salão vai entender o afastamento da antiga diretora", disse Fagundes.

O cartunista Ziraldo não participará da abertura do Salão, mas confirmou presença para o próximo dia 13 de setembro, ocasião em que irá inaugurar, na cidade de Piracicaba, exposição paralela de quadros feitos em homenagem aos 37 anos do encontro. Em fevereiro, à época do afastamento de Zetti, Ziraldo chegou a declarar-se contrariado com a medida e corroborou um eventual boicote.

Nenhum comentário:

Arte é...