sábado, 24 de setembro de 2011

Joseph Levitch (Jerry Lewis)

Nascido em 16mar1926, comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor americano. Ficou famoso por sua comédia estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis também é conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

Em Fevereiro de 2009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Lewis também foi creditado como inventor do video assist system, com o objetivo de ter mais visibilidade como ator e diretor ao mesmo tempo durante uma gravação de um filme (algumas pessoas ainda duvidam disso até hoje). Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1946, formando a dupla Martin e Lewis. Além de terem feito sucesso em casas de shows, a dupla também emplacou fazendo filmes para a Paramount. Os dois se separaram dez anos depois. Joseph Levitch nasceu em Newark, Nova Jersey, de pais descendentes de judeus e russos. Seu pai, Daniel Levitch, era Mestre de Cerimônias e ator de Vaudeville, e usava o nome Danny Lewis como nome artístico. Sua mãe, Rachel "Rae" Levitch (antes Brodsky), era pianista de uma rádio. Lewis começou a atuar aos cinco anos, e aos quinze tinha descoberto o seu talento, em que consistia em dublar canções em um fonógrafo. Primeiramente, ele iria usar como nome artístico o nome "Joey Lewis", mas depois acabou mudando para "Jerry Lewis" para evitar confusões com o nome de outro comediante, Joe E. Lewis, e com o do campeão de boxe, Joe Louis. Ele se formou na Irvington High School em Irvington na Nova Jersey.

Lewis inicialmente ganhou fama com o cantor Dean Martin, em que este fazia o correto e o outro fazia o palhaço, formando a dupla Martin e Lewis. Os dois se distinguiam em relação a outras duplas dos anos 40, por se interagirem um com o outro durante as apresentações ao invés de seguir um roteiro. No final da década de 40, eles já eram conhecidos nacionalmente, primeiro por suas apresentações em casa de shows, segundo por terem seu próprio programa de rádio, depois por fazerem aparições na televisão (principalmente no programa The Colgate Comedy Hour) e por último, por protagonizarem filmes pela Paramount Pictures, que eram um sucesso atrás do outro. A partir dos anos 50, os papéis de Dean Martin começaram a ser passados para trás, fazendo com que a relação da dupla começasse a esfriar. A desconsideração de Martin pelo trabalho veio a tona em 1954, quando a revista Look Magazine publicou como capa de sua revista a foto da dupla mas, com a parte de Martin rasgada. A dupla se desintegrou em 25jul1956. Com a popularidade da dupla, a DC Comics publicaram os gibis The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis, entre 1952 e 1957. Os gibis continuaram a ser publicados um ano após a separação da dupla e depois disso, a DC Comics continuou a faturar com os gibis The Adventures of Jerry Lewis, tendo somente Jerry Lewis como personagem principal. Ao decorrer dessa última série, Lewis ás vezes se encontrava com Superman, Batman e com outros heróis e vilões da DC Comics. Dean Martin e Jerry Lewis continuaram a fazer sucesso em suas respectivas carreiras solo, mas ao passar dos anos, nenhum deles comentava sobre os motivos da desintegração da dupla ou que queriam uma reunião. A última vez que os dois seriam vistos juntos em público foi em 1976, no programa beneficente de Lewis, o Jerry Lewis MDA Telethon. A reunião foi feita de surpresa, planejada por Frank Sinatra. No livro de Lewis, Dean & Me: A Love Story, publicado em 2005, Lewis conta a sua amizade com Martin, que tinha morrido em 1995. A dupla finalmente se reconciliou, após a morte do filho de Martin, Dean Paul Martin e se reuniram novamente em Las Vegas, quando Sinatra fez uma surpresa para Jerry em seu aniversário, apresentando de supresa para jerry uma participação de Dean Martin.

Lewis foi interpretado pelo ator vencedor do Emmy Award, Sean Hayes (Will & Grace), no filme feito para televisão, Martin and Lewis, em 2002. O filme contava a história da dupla, desde quando Lewis conheceu Dean Martin (interpretado por Jeremy Northam) até a separação em 1956. Hayes conheceu Lewis durante as filmagens, e sua atuação foi indicada ao Screen Actors Guild Awards.

1952 – Ganhador do Photoplay Special Award do Photoplay Award (dividido com Dean Martin).
1952 – Indicado ao Emmy Award na categoria "Melhor Comediante Masculino ou Feminino" (dividido com Dean Martin).
1954 – Ganhador do Golden Apple Award na categoria "Melhor Ator Cooperativo" (dividido com Dean Martin).
1958 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".
1959 e 1960– Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".
1961 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino" e "Melhor Atuação Cômica", pelo filme Cinderfella.
1962 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".
1963 e 1964 – Indicado ao Golden Laurel Award na categoria "Melhor Artista Masculino".
1965 – Ganhador do Golden Laurel Special Award do Golden Laurel Award.
1966 – Indicado ao Golden Globe Award na categoria "Melhor Ator – Filme de Comédia ou Musical", pelo filme Boeing Boeing.
1966 – Indicado ao Fotograma de Plata na categoria "Melhor Ator Estrangeiro".
1970 e 1977 – Indicado ao Nobel Peace Prize pelo Representante Americano Les Aspin (Aspin notou durante 11 anos que o Jerry Lewis MDA Telethon tinha arrecadado mais de 95 milhões de dólares em prol da distrofia muscular).
1980 e 1983 – Indicado ao BAFTA Award na categoria "Melhor Ator (coadjuvante/secundário)", pelo filme The King of Comedy.
1985 – Indicado ao Razzie Award na categoria "Pior Ator", pelo filme Slapstick of Another Kind.
1990 e 1998 – Ganhador do Lifetime Achievement Award in Comedy do American Comedy Award.
1999 – Ganhador do Career Golden Lion Award no Festival de Venice.
2000 e 2004 – Ganhador do Career Achievement Award do Los Angeles Film Critics Association.
2005 – Ganhador do Governors Award do Emmy Award.
2005 – Ganhador do Lifetime Achievement Award do Las Vegas Film Critics Society Award.
2005 – Ganhador do Golden Camera for Lifetime Achievement Award do Golden Camera Award.
2005 – Ganhador do Nicola Tesla Award do Satellite Award.
2006 – Ganhador do Satellite Award na categoria "Melhor Artista Convidado" pela série Law & Order: Special Victims Unit.
2009 – Ganhador da estrela da Calçada da Fama de Nova Jersey.
2009 – Ganhador do Jean Hersholt Humanitarian Award no 81º Academy Award

Trecho do filme O Bagunceiro Arrumadinho, de 1964. Dublagem clássica da TV.

Trecho do filme A Família Fuleira, de 1965.

Trecho do filme O Rei dos Mágicos, de 1958.

Trecho do filme O Rei do Laço, de 1956.


Trecho do filme Bancando a Ama-Seca, de 1958.

Trecho do filme De Caniço e Samburá, de 1969.

Trecho do filme Um Golpe das Arábias, de 1967.

Trecho do filme A Farra dos Malandros, de 1954.

Trecho do filme A Barbada do Biruta, de 1953.
Filmegrafia:
O Rei do Circo
Errado Pra Cachorro
Bancando a Ama-Seca
Ou Vai ou Racha
A Famíla Fuleira
O Rei dos Mágicos
O Bagunceiro Arrumadinho
Artistas e Modelos
Cinderfella
As Loucuras de Jerry Lewis
De Caniço e Samburá
O Meninão
O Rei do Laço
O Bamba do Regimento
Morrendo de Medo
Um Golpe das Arábias
Três em um Sofá
A Farra dos Malandros
A Barbada do Biruta
O Marujo Foi Na Onda
Rabo de Foguete
Sofrendo da Bola
O Fofoqueiro
Qual o Caminho para a Guerra

Nenhum comentário:

Arte é...