domingo, 18 de março de 2012

Ocupação Angeli - Itaú Cultural

Ocupação Angeli reúne 800 obras do cartunista

Retrospectiva apresenta imagens de personagens famosos, como Rê Bordosa e Bob Cuspe, e trabalhos do início da carreira do artista Começa nesta sexta (16mar2012) a Ocupação Angeli, retrospectiva sobre o cartunista montada no Itaú Cultural, em São Paulo, e que poderá ser visitada até 29 de abril. Na exposição, os visitantes encontrarão 800 obras do artista - entre elas 80 originais feitos para o evento.

Além de imagens de personagens famosos do autor, como Rê Bordosa, Bob Cuspe e os Skrotinhos, os visitantes encontrarão esboços, rabiscos e trabalhos do início de sua carreira, assim como fotografias de seu arquivo pessoal.

Uma das propostas da curadora do evento, a designer Carolina Guaycuru, foi transportar o visitante para o estúdio onde o cartunista passa até 20 horas por dia trabalhando em suas charges e tirinhas. O ambiente é assinado pela arquiteta Patrícia Rabbat.

O Itau Cultural retomou a série Ocupação, e quem abre a temporada 2012 é o cartunista, chargista, ilustrador e escritor Angeli, que faz uma visita à esta edição do Metrópolis.
A Ocupação Angeli também terá uma publicação com tiragem limitada em dois mil exemplares. Nela os visitantes encontrarão desenhos e notas do artista e textos assinados pela curadora (que também é companheira do autor há mais de 15 anos) e pelo também cartunista Laerte.
Ocupação Angeli
Itaú Cultural: av. Paulista, 149, São Paulo
Telefone: (11) 2168-1776
De 16 de março a 29abr2012
Terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
Entrada gratuita



Bloco 1
O cartunista e quadrinista Angeli, criador de personagens como Wood & Stock, Rê Bordosa, Bob Cuspe, entre outros, fala sobre como começou a desenhar, incentivado pela família, e pela influência do Pasquim em sua formação -- chegou a desenhar inclusive buscando ter seus cartuns publicados no jornal. Fala também de sua relação com os personagens e sobre como é o processo de criação deles.
Bloco 2
O cartunista e quadrinista Angeli fala sobre a relação de seus personagens com a música, sobre seu método de trabalho, sobre para quem escreve, sobre o filme "Wood & Stock" e sobre o fim da personagem Rê Bordosa.
Entrevista ao jornalista Claudiney Ferreira, no programa Jogo de Ideias, gravado em abril de 2003, no Itaú Cultural.

Nenhum comentário:

Arte é...