quinta-feira, 12 de julho de 2012
Victor de La Fuente
Nascido em Andrinasa de Llanes, na Espanha, em 1927. Entrou no estúdio de Lopez Rúbio no ano de 1944, em Madrid, e produziu histórias para a Editorial Rialto. Em 1945, partiu para a América do Sul, onde conheceu Jose Luis Salinas, trabalhou como artista gráfico para a Editorial Zig-Zag e dirigiu o semanário juvenil El Paneca.
Nos anos 60, voltou para a Europa e trabalhou alguns anos para a Fleetway londrina. Em 1968, realizou, sob os textos de Victor Mora, o faroeste Sunday. Três anos depois, foi a vez de, sob textos próprios, Haxtur e Mathai-Dor que saíram na revista Trinca.
Colaborou com as revistas americanas EErie e Creepy. Para a Italiana EP, fez o western erótico Mortimer. Um outro faroeste, Amargo, seria publicado na A Suivre. Em 1979, fez uma das últimas séries idealizadas pelo grande Jean Michel Charlier, Los Gringos, e em 1983, sob texto de Mora, desenhou para a Pilote a série Angeli D´acciaio, publicada na Itália pela Isola Trovata. Foi o desenhista da edição especial TEX – Arizona em Chamas, lançada recentemente.
Edição 355 - Mythos
Caricatura de Victor de la Fuente por Eduardo Soto. Fallecio Victor De la Fuente, genial historietista, creador grafico de primera línea murió el 2 de julio de 2010. Había nacido en 1927, en España. Pero fue un trotamundos, dejando muestras de su genio no solo en su tierra sino también en Cuba, Argentina, Chile, Inglaterra, Estados Unidos, Francia, Italia... Es conocido por sus temas bélicos pero principalmente por sus inigualables westerns... Descanse maestro que su arte seguirá trotando, e inspirando a legiones de domadores de lápices y pinceles.
Revista El Metiche, Museo de la Caricatura y la HIstorieta, MUCAHI BASSOCO
soto@gmail.com
http://museocomicmexicano.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário